terça-feira, 21 de agosto de 2012

Criação de Logotipo - Damt




Cliente: Mestrado Anhembi Morumbi
Ano: 2011
Coordenação: Dra. Gisela Beluzzo e Dr. Jofre Silva
Conceito: O Damt é uma publicação eletrônica da universidade Anhembi Morumbi que reúne artigos acadêmicos relacionados ao tema de Design, Arte, moda e tecnologia. Em sua sexta edição o Damt precisava de uma nova comunicação visual que expressasse os estudos acadêmicos contemporâneos.
Algumas das características do período contemporâneo é a incerteza ao tentar encontrar uma solução capaz de amarrar todas as pontas de um mesmo assunto. Lidamos com um período pluralistas, ou seja, não se busca uma única forma correta na produção de arte e design. O mundo ao adquirir tamanha complexidade coloca o sujeito em uma condição em que se torna impossível dar conta de todas as questões de todos assuntos. Ao focarmos no estudo de um assunto, de um objeto de estudo, embarcamos no mundo dos fragmentos. Deste modo a construção do conhecimento acontece pelo coletivo. Enquanto o sujeito tenta recompor os fragmentos para compreender o mundo em que vive.
Buscando expressar estes conceitos o logotipo foi criado com uma noção de desequilíbrio e de polígonos que se encaixam com uma certa instabilidade. A tipografia helvetica, por ter sido criada pela Apple representa uma questão histórica com o design gráfico, uma vez que os computadores Machintosh foram os primeiros a ter diferentes tipografia com espaçamentos bem planejados. Assim com esta nova facilidade da computação gráfica os designers foram gradativamente incorporando a nova ferramenta que agilizava e dava novas possibilidades aos seus trabalhos. Sem serifa e geométrica a helvetica também expressa um modelo de boa legibilidade e de universalidade.

O desenvolvimento do site é de autoria de Magda Martins : 

2 comentários:

Criação logotipo disse...

Eu visito o seu tempo primeiro blog. É tão bom e encantador. Eu gosto da sua idéia de blog

Jorge Paiva disse...

Muito bacana ter um feedback :)

Vamos manter contato :P
me adicione no facebook. Procure por Jorge.Paivaa :)

Grande abraço :)