quarta-feira, 6 de março de 2013

Identidade Visual - Manga e Laranja

O por quê investir na criação de identidade visual. 

Na criação de um logotipo, o designer trabalha com os símbolos gráficos para comunicar a idéia da marca. O símbolo visual costuma estar carregado de idéias e conceitos, que por meio da percepção tem por objetivo criar identificação das pessoas, despertar sentimentos, empatia e consequentemente fixar-se na memória dos clientes.
Muitas pessoas podem se perguntar por que investir em um trabalho de criação de identidade visual para o seu negócio. No caso de uma lanchonete como a que vou apresentar a seguir, os motivos podem ser diversos. O logotipo emprega valor ao comércio, que deixa de ser uma lanchonete qualquer de um lugar comum, para ganhar um nome, uma identidade visual. A diferença pode ser percebida na expressão “Estamos aqui no bar da esquina” ou “Estamos aqui na lanchonete Manga e laranja”. Portanto, além de criar credibilidade ao negócio também pode facilitar o local a se tornar um ponto de encontro.
O trabalho de criação de identidade visual em uma lanchonete, vai além da criação do logotipo e estende-se na criação das placas, copos personalizados, cardápio, embalagens entre outras possíveis necessidades do cliente. A idéia é que tudo tenha uma personalidade única, uma unidade visual para que o cliente não esqueça do local e volte sempre. Afinal neste tipo de comércio – como em tantos outros – não se vende apenas o produto, mas o momento que o cliente vive dentro do local. Este momento deve ser valorizado pela qualidade dos produtos e pelo bom atendimento, mas também reforçado pelo design. Sabemos que um local visualmente agradável pode fazer o cliente se sentir confortável. E que uma informação clara de preços no cardápio e nas placas pode ser fundamental para evitar desentendimentos entre funcionários e clientes. 

Cliente : Manga e Laranja
Ano: 2013

Conceito: A lanchonete Manga e Laranja foi recentemente inaugurada na R. Libero Badaró 127. Como um novo negócio ainda não possuía identidade visual. O nome Manga e laranja, advém de um padrão de outras lanchonetes do mesmo dono, como a Lanchonete Uva e Caju, e a Lanchonete Pêra e Maçã. O logotipo destas marcas possuem a característica de fusão de duas frutas e após a entrevista com o cliente resolvemos que seria um caminho para o logotipo do Manga e Laranja.
Além da entrevista com o cliente, o processo de criação de um logotipo costuma envolver uma série de etapas como pesquisa histórica e visita ao local do estabelecimento, formulação de briefing reunindo informações e objetivos, pesquisa visual, esboços de idéias e escolha das melhores opções para finalização no computador.
Todas estas etapas direcionaram para o resultado obtido. A manga induzindo um formato de espiral que envolve a laranja pode remeter as misturas de frutas tropicais, típicas dos sucos das nossas lanchonetes. Também pode lembrar o movimento das frutas no liquidificador. A frutas cortada mostram em seu interior uma cor vibrante e saudável, o que demonstra a qualidade dos produtos do estabelecimento. E também sua clareza e alegria no relacionamento com cliente, características do povo brasileiro. Embora as cores vermelho e laranja tenham sido escolhidas para remeter à cor das frutas, também atendem a identificação das cores de um fast food. A laranja inclinada para frente busca induzir o pensamento de que a fruta está ao alcance do consumidor, como se fosse oferecida de bom grado.
Para compor a grade para estruturar o desenho da marca foram utilizados círculos que remontam a proporção áurea. Esta proporção é encontrada em diversas formas na natureza, como no crescimento de folhas, galáxias e conchas. A proporção áurea já foi vista como a forma da perfeição e aplicada em obras de arquitetura e obras de arte.
Na tipografia foi buscado um movimento fluido que lembrasse uma fita, assim como o símbolo da manga. Obviamente sem perder a legibilidade fundamental para um comércio que atende a públicos de A a D.

(Grade de construção do logotipo)


A partir da criação do logotipo o trabalho de identidade visual segue com a criação das peças gráficas. Para a Lanchonete Manga e Laranja foram produzidas painéis com os produtos comercializados no local. Para tanto foram feitas duas sessões de fotos de  lanches naturais, salada de frutas, café expresso, Frozen entre outros destaques. Também foi criado um painel com temática histórica onde é contado a história do jornalista e mártir do império Libero Badaró, que foi homenageado com seu nome na rua onde está a Lanchonete.

(Painel principal)

(Painel principal)

(Painel histórico)

(Painel histórico)

(Painel histórico)

Além disso, foram produzidos cardápios, copos personalizados, adesivação do carro, sacolas e sacos de papel. Em todas as peças há o elemento de uma onda formada pelas mesmas cores do logotipo. Elemento que reforça a identidade da marca e dá unidade ao projeto. Quem quiser conferir pode dar um pulinho na Rua Libero Badaró 127, centro da cidade. A lanchonete funciona de segunda a sábado das 6 as 21h. 

(Adesivo do carro)


(Cardápio frente)


(Cardápio verso)



(Estampa de copo personalizado)



(Saco de papel personalizado)

Nenhum comentário: