segunda-feira, 24 de junho de 2013

Lanchonete da Praça - Identidade visual


Olá, clientes, futuros clientes e curiosos. Hoje tenho mais um caso de criação de identidade visual para compartilhar. Desta vez o meu cliente é o Sr. Adelino da Lanchonete da Praça, situada na Av. Ipiranga.
No século XIX o centro da cidade abrigava os primeiros arranha céus, inspirados na arquitetura européia que tinha como tendência o estilo árt deco. Uma dessas construções únicas é o edifício Regência onde se encontra a Lanchonete da Praça, em frente a Praça da República uma das regiões mais importantes da cidade da cidade de São Paulo. Sua importância se deve ao seu contexto histórico, turístico e atualmente ao comércio da região. Questões que foram pesquisadas para construção do conceito da identidade visual da lanchonete. 



O Sr. Adelino (o cliente), nascido na Ilha da Madeira, em Portugal tinha o interesse que seu negócio refletisse suas origens o que consequentemente iria sustentar uma personalidade única ao local. Ao pesquisar vemos que em cada região da ilha da Madeira existe um brasão, todos em formatos de ogiva, característica que marca o gênero dos brasões portugueses. E foi a partir deste conceito que o logotipo da Praça foi desenvolvido. Além de inspirado em um brasão português o logotipo tem uma relação singular com a praça da república representado pela arvore estilizada. A cor verde foi escolhida por simbolizar em heráldica um bom atendimento, transparência nos negócios e lucro.


A estampa do copo (acima) expressa o momento do paulistano sentindo o sabor que só se encontra na Lanchonete da Praça. O pintor, e os quadros inseridos na estampa onde é representado a antiga escola Caetano de Campos (hoje sede da secretaria da educação) a fonte da praça da republica e a fachada da lanchoonete foi inspirada na feira de arte que acontece todos os domingos na praça da república.

Um problema recorrente relatado pelo proprietário quando me contratou foi que muitas lanchonetes da mesma região e até de regiões distintas possuiam uma programação visual idêntica, no ladrilho, nos uniformes e até nas fotos dos lanches expostos nas placas e cardápios. Isso acontece porque muitas lanchonetes possuem fornecedores em comum. O grande impecílio é que um cliente que foi mal atendido em uma lanchonete pode acreditar que pela semelhança visual trata-se de uma rede, fato que pode denegrir a imagem do estabelecimento. 

Com o trabalho de identidade visual realizado, o problema foi solucionado. Quando se contrata um serviço de identidade visual tudo é personalizado, uniforme, cardápio, logotipo, painéis, etc. É importante notar que em um trabalho de identidade visual cada foto de cada um dos lanches, salgados e sucos da Lanchonete da praça é personalizado, ou seja, foram produzidas no local unicamente para a marca, por meio de um estúdio móvel. 

O layout das placas foi inspirado no vento sobre a copa das arvores, o que remete a uma sensação de tranqüilidade auxiliado pela cor verde claro no fundo. O resultado foi um ambiente mais leve para aliviar a tensão em meio ao movimento extremamente intenso de pessoas no local. 




 Na foto acima podemos observar as novas placa aplicadas na lanchonete, porém os funcionarários ainda estão com os uniformes antigos.





Nas fotos acima podemos notar o novo uniforme desenvolvido para os funcionários.

O uniforme dos funcionários e os cardápios possui uma tonalidade de verde mais escuro em comparação com as placas. A idéia é facilitar com que o cliente encontre funcionários e cardápios no ambiente por meio do contraste.










Como vemos acima foram produzidas placas que informam a população com detalhes importantes da história da praça e do prédio.


Acima temos os picotrigramas criados para porta dos banheiros masculino e feminino.




Acima temos a sacola e saquinho de papel para lanches.

Nenhum comentário: